BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE

10Finalmente!! Finalmente os segredos foram revelados, e a conclusão realmente foi ÉPICA. Christopher Nolan provou ser à prova de erros, e conseguiu construir uma nova mitologia do Homem-Morcego e finalizá-la de maneira perfeita e coerente.

Mas, uma coisa deve ser dita antes de fazer qualquer comentário sobre o filme: Não é um filme sobre o Batman. Mas sim, um filme sobre BRUCE WAYNE (em um trabalho contido e primoroso de Christian Bale). E essa foi a melhor sacada que Nolan, seu irmão, Jonathan Nolan e David S. Goyer, os roteiristas da trilogia poderiam conceber para o terceiro filme: Esmiuçar a alma do homem por trás do morcego. Porque afinal, o que seria do Batman se não fosse Bruce Wayne?

O filme se passa OITO anos após o final do segundo filme. Quando Batman e o Comissário Gordon (o sempre ótimo Gary Oldman), criaram o álibi de que Batman foi o responsável pelas mortes causadas pelo promotor de justiça Harvey Dent/Duas Caras, para que a população de Gotham continuasse em um estado de “segurança”, achando que o inspirador Dent faleceu com a sua alma limpa (quando na verdade, pelas mãos do anárquico Coringa, Dent se transformou em psicopata desfigurado. Essa “mentira” de Batman e Gordon perdurou por 8 anos, mas enquanto Gotham City acreditava estar em tempos de paz, uma nova e terrível ameaça, com o nome de Bane (o assustador Tom Hardy), ameaça destruir não só a utópica tranquilidade de Gotham, como também literalmente QUEBRAR O HOMEM-MORCEGO. E é aí que Bruce Wayne passa a ter, aos olhos do espectador, um peso tão grande quanto o de seu alter-ego mascarado. Wayne, durante estes oito anos, aleijado de uma perna, se tornou um recluso, pois em tempos de “paz”, qual a utilidade do Batman? E como Wayne não seguiu em frente com sua vida pessoal, o que resta para ele? É aí também que entra o valor dos sempre espetaculares coadjuvantes da série: O Comissário Gordon, o escudeiro de Bruce e inventor Lucius Fox (Morgan Freeman), a deliciosamente perigosa Mulher-Gato (Anne Hathaway), o jovem e honesto policial John Blake (Joseph Gordon-Levitt), e é claro, o primoroso Michael Caine como Alfred, que aqui, se revela mais vital para a existência de Bruce Wayne do que poderíamos imaginar. É através de algo que Alfred revela para Bruce, num momento chave do filme, que todo o desenrolar da trama corretamente se apóia. Algo mais que chama demais a atenção, além de todo o primor técnico costumeiro nos filmes de Nolan, é o cuidado com o roteiro, com a história que permeia a trilogia do Homem-Morcego.

O filme realmente fecha um ciclo na trilogia, pois busca elementos do primeiro filme, Batman Begins, mas ao mesmo tempo, continua totalmente fiel aos elementos que encerraram o segundo filme (e ainda o melhor da trilogia), O Cavaleiro das Trevas. Atenção à uma surpresa/reviravolta de tirar o fôlego, que para não estragá-la, só posso dizer que envolve até um personagem-chave do primeiro filme, cujo destino impacta diretamente as vidas de todos os personagens principais do terceiro filme, e, principalmente, atenção à todos os momentos de Alfred no filme. Realmente acho que Michael Caine merece uma indicação de Ator Coadjuvante pela atuação. E é claro, os cinco definitivos minutos finais, EMOCIONANTES, e cuja já mencionada atuação de Michael Caine, eleva o patamar da sequência à algo realmente memorável.

O filme tem alguns defeitos, como pouca ação e a longa duração, mas eu, como ávido fã do Homem-Morcego desde meus 10 anos de idade, não posso dar uma nota menor do que DEZ para o filme. Não depois de Nolan dar o tratamento impecável à trajetória do Batman e encerrá-la de maneira tão honesta e emocionante). É uma pena que acabou.

VEJA O TRAILER DO FILME AQUI:

8103_163844667083473_1472433299_n

422360_169251133209493_1160882747_n

251846_171603922974214_98051252_n

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s