FILADÉLFIA

philadelphia_xlg

10Quando um funcionário com o vírus da AIDS (Tom Hanks) é demitido de um conservador e prestigiado escritório advocatício por causa de sua condição, ele contrata um advogado de pequenas causas homofóbico (Denzel Washington), já que ele é o único advogado que aceita a causa, um processo por demissão injusta.

O que se obtém ao colocar os monstros Tom Hanks e Denzel Washington em um mesmo filme? Cinema de primeiríssima qualidade! Mas neste caso, com o passar dos anos, FILADÉLFIA ultrapassou barreiras e deixou de ser apenas um filme, para se tornar um libelo contra a discriminação aos homossexuais e aos soropositivos. Lançado em 1993, quando a AIDS ainda era considerada uma “praga gay”, e muita coisa sobre a doença ainda era nebulosa, FILADÉLFIA discutiu tabus, preconceitos, e os enfrentou de maneira corajosa e verdadeira. Muitos dos doentes mostrados no filme, eram de fato, indivíduos soropositivos. Nada no filme é gratuito. Dirigido com maestria por Jonathan Demme, que 2 anos antes vencia o Oscar de Melhor Diretor por O SILÊNCIO DOS INOCENTES, FILADÉLFIA se apóia em um roteiro seguro, que não derrapa para o sentimentalismo em nenhum momento, e é claro, nas atuações monstruosas de seu espetacular par de protagonistas. Hanks, que ganhou seu primeiro Oscar de Melhor Ator por sua performance (merecidíssimo), e Denzel, que não levou o de coadjuvante, mas também merecia. Atenção à cena em que o personagem de Hanks “extravasa” todas suas emoções e medos ao personagem de Washington, ao som de uma ópera interpretada por Maria Callas (esta cena, na minha opinião, é por si só, a responsável pelo Oscar de Hanks. Sua atuação nesta cena é sobrenatural). Atenção também à sequência final, onde o que muitos interpretam como um momento de definição e tristeza, é na verdade uma celebração à vida. E é claro, atenção à musica-tema do filme, “Streets Of Philadelphia”, composta por Bruce Springsteen e vencedora do Oscar de Melhor Canção.

VEJA AQUI O CLIPE DA MÚSICA “STREETS OF PHILADELPHIA”, TRILHA-SONORA DO FILME E VENCEDORA DO OSCAR DE MELHOR CANÇÃO EM 1993:

Anúncios

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s