OS INFRATORES

Lawless-movie-poster

9.5No condado de Franklin, Virginia, durante os anos da Grande Depressão e da Lei Seca, três irmãos contraventores, o destemido Forrest (Tom Hardy), o explosivo Howard (Jason Clarke) e o afável Jack (Shia LaBeouf) são ameaçados por um novo e sádico delegado (Guy Pearce) e outras autoridades que querem uma parte de seus lucros na venda ilegal de bebidas.

lawless_ver3

Um dos melhores filmes de 2012. FATO! OS INFRATORES é uma aula de como se fazer cinema de qualidade. Desde a ambientação primorosa, passando pela trilha-sonora inspirada, e chegando até a direção fantástica de John Hillcoat e ao roteiro perfeito de Nick Cave, o filme é rico em todos os detalhes. Aqui, Hillcoat e Cave repetem a dobradinha de seu filme de 2005, o excelente A PROPOSTA, que mostrava a relação turbulenta e criminosa de três irmãos, mais ou menos o tema abordado aqui, mas é claro, guardadas as devidas proporções. A PROPOSTA tinha Danny Huston, Ray Winstone e Guy Pearce no elenco. Pearce, que na minha opinião, é o melhor ator do momento, ao lado de Michael Fassbender, também atuou no filme seguinte de Hillcoat, o denso drama apocalíptico A ESTRADA, com Viggo Mortensen e Charlize Theron. E Pearce mais uma vez trabalha ao lado de Hillcoat aqui, construindo um dos personagens mais asquerosos que vi nos últimos tempos, um delegado almofadinha sádico e violento, que entra em rota de colisão com os irmãos. Pearce, na minha opinião, merecia uma indicação ao Oscar por sua interpretação, assim como Tom Hardy, no papel de Forrest, o irmão mais velho dos três. Hardy compõe um personagem de poucas palavras e de voz e olhar penetrante. Hardy é um daqueles atores cuja presença imponente faz com que não sejam necessárias palavras para impor medo e respeito. Hardy, que já tinha interpretado personagens semelhantes em WARRIOR, aquele excelente filme sobre MMA em que contracena com Joel Edgerton, e também na composição de seu Bane, de BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE, consegue aperfeiçoar ainda mais sua atuação em OS INFRATORES.

lawless_ver5 lawless_ver6

Ainda no elenco espetacular, outro destaque é Jason Clarke, como o irmão do meio. Clarke vem se firmando como coadjuvante de peso em Hollywood, tendo atuado em papéis de destaque em diversos bons filmes, mas nunca como protagonista. Entre seus trabalhos mais conhecidos, estão INIMIGOS PÚBLICOS, e dois dos filmes mais esperados que estão chegando ao país: A HORA MAIS ESCURA, sobre a caçada ao terrorista Osama Bin Laden, e o remake de O GRANDE GATSBY, com Leonardo DiCaprio e Tobey Maguire. Completando o elenco estelar, o fantástico Gary Oldman como um chefão do crime organizado, Mia Wasikowska (a Alice de ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS de Tim Burton), Shia Labeouf (franquia TRANSFORMERS), que aqui é o protagonista do filme, mas é engolido pelo restante do elenco, e a estonteantemente bela e talentosa Jessica Chastain, que no momento é a atriz mais cobiçada em Hollywood, tanto por seu enorme talento como por sua beleza inacreditável. Nos últimos dois anos, Jessica atuou em 10 filmes! E todos estes 10 filmes, tiveram alguma repercussão: NO LIMITE DA MENTIRA, O ABRIGO (excelente), CORIOLANO (ao lado de Gerard Butler e Ralph Fiennes), A ÁRVORE DA VIDA (ao lado de Brad Pitt), HISTÓRIAS CRUZADAS (filme pelo qual foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante), EM BUSCA DE UM ASSASSINO, e A HORA MAIS ESCURA, filme pelo qual pode receber outra indicação, desta vez de Melhor Atriz.

lawless

OS INFRATORES é um filme impecável e implacável em sua premissa e execução, assim como seus personagens, cada um a seu modo. E é claro, implacável como seu diretor, o cada vez mais forte, John Hillcoat. Aguardo ansiosamente seu próximo projeto. Qualquer que seja.

VEJA O TRAILER DO FILME AQUI:

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s