A ORIGEM

inception-4

10Em um mundo onde a tecnologia para entrar na mente humana e invadir seus sonhos é uma realidade, um ladrão altamente habilidoso (Leonardo DiCaprio) recebe uma última chance de redenção que envolve executar sua missão mais difícil até hoje: Uma Extração (Inception).

Esta obra-prima (mais uma!) dirigida pelo fantástico Christopher Nolan, que na minha opinião, é o sucessor direto do mestre Stanley Kubrick, é com toda certeza seu filme mais completo. E olha que eu estou falando do diretor de obras-primas como BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS e AMNÉSIA. Mas é que Nolan conseguiu exatamente mesclar a grandiosidade de seu Batman, com a complexidade de seu AMNÉSIA, e transformar A ORIGEM em algo inédito e inacreditável. Assistir A ORIGEM é como caminhar em um labirinto tão complexo quanto o próprio filme. Tanto que eu já ouvi inúmeras interpretações diferentes para o entendimento do filme. A ORIGEM é meio que uma pintura abstrata, onde várias pessoas a enxergam ao mesmo tempo, com diferentes observações.

inception-poster

Além do roteiro magnânimo, escrito pelo próprio Nolan, os recursos técnicos do filme são de tirar o fôlego. Tanto que a produção recebeu 4 Oscars em 2010: Melhor Fotografia (para seu parceiro habitual Wally Pfister), Edição de Som, Mixagem de Som, e é claro, Efeitos-Visuais). Todos prêmios técnicos. O filme ainda foi indicado para mais 4 estatuetas, entre elas Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Trilha-Sonora, composta por outro parceiro habitual de Nolan, o maestro alemão Hans Zimmer, gênio responsável pela espetacular trilha-sonora da trilogia de Nolan sobre o Homem-Morcego. O elenco, apesar de nenhuma indicação, também é espetacular. DiCaprio mais uma vez emprega todo seu talento no papel do protagonista atormentado por um erro do passado, e todo o elenco de apoio é de admirar-se. Uma curiosidade: Do sensacional e gigantesco elenco de A ORIGEM, Nolan voltou a trabalhar com 5 deles em seu filme seguinte, o capítulo final de sua saga do Batman, O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE. São eles: Michael Caine, com quem além dos filmes do Homem-Morcego, já trabalhou em O GRANDE TRUQUE, Joseph Gordon-Levitt, Tom Hardy, Cillian Murphy, e a bela Marion Cotillard. Em A ORIGEM, ainda se destacam Ellen Page, no papel da pupila do personagem de DiCaprio, o indiano Dillep Rao (de ARRASTE-ME PARA O INFERNO), no papel de um cientista, além de Pete Postlethwaite (que faleceu devido à um câncer no ano seguinte) e Ken Watanabe, com quem Nolan já trabalhara em BATMAN BEGINS. A ORIGEM é um verdadeiro poço de criatividade e um modelo do uso competente das ferramentas modernas que o cinema tem para oferecer hoje. Acima na crítica, comentei que Nolan, na minha opinião, é o sucessor direto do mestre Stanley Kubrick. Pois assim como Kubrick revolucionou em 1968 com seu 2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO, Nolan também revoluciona com este A ORIGEM, pois a mente humana guarda tantos segredos quanto o espaço-sideral.

VEJA O TRAILER DO FILME AQUI:

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s