HATFIELDS & McCOYS

hatfields_and_mccoys_ver3_xlg

Dramatização da amarga e sangrenta rivalidade entre duas famílias, os Hatfields, lideradas por Anse “Capeta” Hatfield (Kevin Costner) e os McCoys, liderados por Randall McCoy (Bill Paxton). Dois homens que uma vez amigos durante a Guerra Civil Americana, na fronteira entre a Virginia Ocidental e o Kentucky, tornaram-se inimigos mortais fora dela.

Excelente produção do canal History Channel, a série foi exibida aqui no Brasil exclusivamente pelo canal por assinatura Space, em três partes de aproximadamente 1 Hora e 30 minutos de duração cada uma. É como assistir à três filmes, que no final formam um só. HATFIELDS & McCOYS foi indicada à vários prêmios Emmy e também a vários Globo de Ouro, e em ambos, além de outros prêmios conquistados, brilhou a performance de Kevin Costner, que venceu ambas as estatuetas de Melhor Ator, por seu retrato primoroso de uma das lendas do Oeste Americano, Ansel “Capeta” Hatfield. Costner, alíás, é o melhor intérprete de Westerns do cinema, disparado. Desde SILVERADO, de 1985, Western dirigido por Lawrence Kasdan, Costner ainda emplacou DANÇA COM LOBOS, com o qual venceu as estatuetas de Melhor Filme e Melhor Diretor, em 1990, WYATT EARP, um retrato sobre o pistoleiro que se tornou uma lenda do Oeste e também dirigido por Lawrence Kasdan, e PACTO DE JUSTIÇA, um fantástico e subestimado Western que ele próprio dirigiu. HATFIELDS & McCOYS tem na direção o bom Kevin Reynolds, que também é colaborador habitual de Costner, tendo dirigido o astro em FANDANGO, seu primeiro sucesso, no sucesso ROBIN HOOD: O PRÍNCIPE DOS LADRÕES, e no fracasso de bilheteria WATERWORLD: O SEGREDO DAS ÁGUAS. Houveram boatos de que Costner e Reynolds se desentenderam durante a produção de WATERWORLD, e nunca mais se falaram. Mas se Reynolds dirige esta HATFIELDS & McCOYS, com Costner na produção e no elenco, acho que estes boatos não são tão verdadeiros assim.

hatfields_and_mccoys_xlg

Com fantástica ambientação, fotografia primorosa, e trilha-sonora muito bem explorada, à cargo do maestro John Debney do próprio DANÇA COM LOBOS, HATFIELDS & McCOYS é uma audaciosa incursão ao gênero Western, que aqui se revela muito mais denso e dramático do que um simples bangue-bangue. A história sobre a rixa entre estas duas famílias é uma das maiores lendas do Western, já rendendo adaptações cinematográficas e diversos textos e livros sobre o conflito. O que antes era uma amizade em tempos de guerra entre seus patriarcas, tornou-se um banho de sangue absurdo e sem nexo, pois membros das duas famílias eram casados entre eles, e muitos dos filhos destes membros tinham em seu sangue tanto Hatfield como McCoy. Mas eram outros tempos, onde a lei começava a dar seus primeiros passos, e ainda imperava a lei do mais forte. No ótimo elenco de apoio, se destaca, é claro, Bill Paxton (TITANIC, TWISTER, APOLLO 13), no papel de Randall McCoy, que ao contrário de Costner, cuja performance e personagem eram mais sóbrios, interpreta um personagem instável e cujos erros foram os principais motivos para o banho de sangue que se seguiu. Tom Berenger, astro dos anos 80 com filmes como PLATOON, pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Ator em 1987, e PERIGO NA NOITE, também brilha como Jim Vance, tio do personagem de Costner, e cujo gosto pelo sangue extrapola o bom senso. Andrew Howard (DOCE VINGANÇA, SEM LIMITES), no papel de um fora da lei contratado por McCoy para dar um fim no conflito, Powers Boothe (TOMBSTONE: A JUSTIÇA ESTÁ CHEGANDO), como um juiz que faz parte da família Hatfield e Mare Winningham (WYATT EARP, ENTRE IRMÃOS) no papel da esposa de Randall McCoy, brilham em performances sólidas e de extrema importância para o todo da série. Em especial Mare, cujo trágico destino de sua personagem é uma das mais relevantes partes da história. HATFIELDS & McCOYS alça o nível de qualidade da TV, e vem para testificar a intensa migração de astros do cinemão para as séries de TV, mercado que está em extrema expansão, ao contrário do cinema, que não vive um bom momento. Se os manda-chuvas da TV americana conseguirem manter o mesmo nível de HATFIELDS & McCOYS, para mim está bom. MÉTRICA: 8.0.

hatfields_and_mccoys_ver2_xlg

VEJA O TRAILER DA SÉRIE AQUI:

E OUÇA AQUI A MÚSICA-TEMA DA SÉRIE “I KNOW THESE HILLS”, INTERPRETADA POR SARA BECK:

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s